Luís Camilo de Camargo

Lojistas discutem com vereadores ações para fortalecer comércio local

Uma comissão de comerciantes de Hortolândia esteve reunida com vereadores na manhã desta quarta-feira (10 de maio) na sala da presidência da Câmara Municipal de Hortolândia para discutir ações que fortaleçam o comércio local e melhores o fluxo de veículos na Rua Luís Camilo de Camargo, na região Central.

Um dos principais temas debatidos foi o fluxo intenso e os congestionamentos que estão acontecendo na rua central após as reformas. Os comerciantes pedem que a Prefeitura providencie melhoras em relação a mobilidade urbana do local, pois isso tem prejudicado o comércio. “Os comerciantes reclamam que hoje, com o estacionamento liberado, muitas pessoas estacionam de manhã e só tiram o carro no final da tarde, isso dificulta que pessoas estacionem os carros e consumam no comércio local”, explicou o presidente da Casa de Leis, Zaca (PTB).

O vereador Eduardo Lippaus (PT) comentou sobre a importância de dar voz aos comerciantes. “Estamos atentos a essa situação que vem incomodando os comerciantes, por isso que realizamos esta reunião com a presidência. É importante ouvir o que eles têm para falar, pois são eles que encaram o problema diariamente. Os congestionamentos são um grande problema, temos que investir na educação dos motoristas a buscar rotas alternativas para evitar passar na região central, desafogando a área”.

Outro assunto discutido na reunião foi a implantação de estacionamento rotativo, a chamada Zona Azul. Atualmente está em tramitação no Poder Legislativo, o Projeto de Lei nº 51/2017, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo Remunerado. A propositura está em análise pelas Comissões Permanentes para depois entrar em votação no plenário.

Os comerciantes pediram que, tanto o Poder Executivo, quanto o Poder Legislativo, deem uma atenção especial ao Projeto para que seja feito com parceria dos lojistas, ouvindo sugestões para adequar o sistema às necessidades existentes. Os vereadores se comprometeram a fazer a ponte entre os comerciantes e a Prefeitura para que se chegue a um consenso das necessidades.

O vereador Gervásio Batista Pozza (PT) ressaltou a importância da instalação do sistema em toda a cidade de Hortolândia. “Hoje temos três centros de comércio, um na região central, outro no Jardim Amanda e um no Jardim Rosolen, com essas conversas entre os Poderes Legislativo e Executivo e os comerciantes, podemos resolver situações simples, mas que causam transtornos, e no final ajudar na expansão do comércio local”.

Audiência Pública de Mobilidade Urbana

Na oportunidade, o presidente Zaca convidou os comerciantes para participarem da Audiência Pública de Mobilidade Urbana, dia 17 de maio, onde serão expostos dados e projetos de melhoria para a cidade. “É uma ótima oportunidade para eles já conhecerem os projetos e ações da Prefeitura e depois podermos discutir em encontros futuros”.

RUA JOSEPH PAUL JULIEN BURLANDY, 250 - PQ. GABRIEL - HORTOLÂNDIA/SP - CEP 13186-620 - TEL(19) 3897-9900

Horário de Atendimento ao Munícipe - De segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas