Hortolândia sedia 3ª Reunião itinerante do Conselho Fiscal do PCJ

O objetivo da reunião é promover a troca de experiências em boas práticas de uso da água entre os legisladores das Bacias PCJ

PCJ REUNIAO

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, aconteceu na Câmara Municipal de Hortolândia a 3ª Reunião Itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ. O objetivo da reunião é apresentar os trabalhos da entidade, as ações do Conselho e promover a troca de experiências em boas práticas de uso da água entre os legisladores das Bacias PCJ.

O evento foi aberto pelo Presidente da Câmara de Hortolândia, Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador da Casa Cleuzer Marques de Lima, o John Lenon e pelo Presidente do Conselho e vereador pelo município de Rio Claro (SP), Júlio Lopes, o Julinho. Também participaram do encontro a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, o gerente técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Cristiano Silveira e a vereadora do Parlamento Jovem Allany Costa, além de vereadores do Conselho Fiscal do PCJ dos municípios da Região.

Na ocasião, Zaca destacou a importância dessas encontros e da busca pela solução dos problemas hídricos e de saneamento básico de forma coletiva, além das atitudes que estão sendo tomadas na Câmara de Hortolândia para minimizar os impactos ambientais na cidade, a exemplo da captação e reúso de água de chuva, projeto que deverá ser implantado na Câmara a partir do segundo semestre, além do projeto para uso de energia solar em todo prédio do Poder Legislativo. “Pensar em meio ambiente, é pensar em meios de assegurarmos o direito à vida, à água e ao desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, comenta Zaca.

Júlio Lopes destacou na abertura sobre a importância que o Conselho Fiscal possui no Consórcio PCJ e a necessidade de encontros regionais entre os membros como forma de ampliar o entendimento sobre a problemática da água e destacou a necessidade atuação conjunta.

O vereador John Lenon, condutor do encontro e membro do Conselho Fiscal do PCJ apresentou vários projetos que estavam tramitando pela Casa de Leis em relação às questões ambientais e dessa forma, todos se propuseram a estabelecer a troca desses projetos para que, caso seja possível, sejam aplicadas nas demais cidades integrantes do PCJ.

Foi destacado também pela secretária-adjunta de Meio Ambiente o esforço da Administração Pública em minimizar os problemas ambientais, principalmente investindo em reciclagem e no controle das queimadas, problema que afeta diretamente todos os hortolandenses.