Câmara de Hortolândia inaugura Galeria da Emancipação, prefeitos, presidentes, vereadores e vereadoras

Homenagem contou com a participação das crianças da escola  EMEF Marceliene Priscila Presta Bomfim

 

danca rap 19 maio

 A Câmara de Hortolândia inaugurou nesse sábado, 19/05 às 9h, a Galeria da Emancipação, a Galeria dos Presidentes, Prefeitos e Vereadores. O evento em homenagem aos 27 de emancipação político-administrativo do Município, aconteceu no prédio do Poder Legislativo. O objetivo do presidente da Casa de Leis, Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca, é resgatar a história de nossa cidade. Para Zaca, todos contribuíram parta que a cidade de Hortolândia tenha o destaque entre as 21 cidades da Região Metropolitana de Campinas e nesse caso, nada mais justo que fazer o resgate dessa história, principalmente homenagear os emancipadores.

Hortolândia foi emancipada em 1991 e na ocasião contava com uma população de um pouco mais de 100 mil habitantes. Os problemas eram inúmeros, assim como os desafios de torná-la uma cidade de verdade. Mesmo com a maior parte (60%) da arrecadação total da sua cidade mãe, Sumaré, os investimentos demoravam demais para chegar aqui.

Contrariando todos que não aceitavam sua emancipação, esses jovens emancipadores buscaram apoio no Governo do Estado e no Governo Federal, a fim de garantir a emancipação de Hortolândia. O plebiscito marcado para o dia 19 de maio de 1991, 19.081 pessoas foram às urnas e disseram “Sim” a emancipação. A luta não parava ai, porque era preciso que o Governo Federal reconhecesse a veracidade do plebiscito e o homologasse, tornando então Hortolândia uma nova cidade. E pouco mais tarde, isso se fez verdade!

Para Zaca, a homenagem é mais que justa. “Hoje, nossa cidade desponta entre as melhores para se viver. Somos exemplo para muitas cidades bem mais velhas, deixamos de ser uma ‘cidade-dormitório’ para nos tornarmos berços de muitas multinacionais”, comenta. 

Contamos com a brilhante presença das crianças da EMEF Marceliene Priscila Presta Bomfim, que apresentaram um Jogral, uma peça de teatro e um Rap, onde foi cantado a história de nossa cidade. Na ocasião, estiveram presentes várias autoridades de legislaturas passadas, emancipadores, vereadores do parlamento jovem, vereadores de Vinheiro, o prefeito Ângelo Perugini e o vice Zezé, além dos vereadores atuais, Clodoaldo, Ceará do Horto, Frank, Gervásio, John Lenon, Luís, Paulão e Zé Geraldo.

A Galeria fica na recepção do Poder Legislativo, para que todos que venham até a Casa de Leis tenham fácil acesso à nossa história.

RUA JOSEPH PAUL JULIEN BURLANDY, 250 - PQ. GABRIEL - HORTOLÂNDIA/SP - CEP 13186-620 - TEL(19) 3897-9900

Horário de Atendimento ao Munícipe - De segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas