Câmara de Hortolândia ganha Troféu Destaque Nacional UVB 2018

Projetos foram de autoria do vereador Ceará do Horto

No dia 26 de abril do corrente ano, a Câmara Municipal de Hortolândia foi homenageada com o Troféu   Destaque Nacional concedido pela União dos vereadores do Brasil (UVB) na cidade de Brasília/DF. Este prêmio foi entregue para os 20 melhores Projetos de Leis apresentadas pelas Câmaras de todo País.

Na ocasião, dois projetos da cidade de Hortolândia foram contemplados, ambos de autoria do vereador Ceará do Horto. Um que estabelece no Município o direito ao acesso de carrinhos de bebê no transporte público e o outro de reconhecimento das pessoas ostomizadas e incontinentes como pessoa com deficiência física para fins de atendimento prioritário. Ambas foram sancionados e estão em vigor.

O Concurso Destaque Nacional UVB 2018 tem o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído pelo fortalecimento do Poder Legislativo municipal, estimulando a integração com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e demais proposições que mereçam destaque. Na ocasião da entrega do troféu, o autor dos projetos recebeu a honraria pessoalmente em nome do Poder Legislativo.

Justificativa das Leis:

O acesso de carrinhos de bebê, no transporte público,é geralmente, muito difícil e conturbado. Acompanhando publicações e discussões nas redes sociais, diversas mães relatam as dificuldades para acesso no transporte público. Além da rispidez com que são tratadas, são sempre informadas de que o elevador para acessibilidade só pode ser utilizado por deficientes e idosos, tendo que carregar um carrinho pesado com um bebê e depender da ajuda de outras pessoas para o embarque e desembarque.

O outro projeto trata das pessoas que passam por um procedimento cirúrgico (Ostomia), que faz a desconexão de alguma parte do tubo digestivo, urinário, aparelho respiratório, entre outros, onde um tubo será ligado pela abertura denominado estoma. Esse procedimento geralmente é feito em pessoas que sofreram lesões, ou quando alguma doença como o câncer de intestino, bexiga, etc, prejudicam os órgãos, e é preciso intervir para garantir a qualidade da saúde da pessoa e uma nova oportunidade de vida. O principal desafio é a própria aceitação da pessoa que foi submetida à cirurgia, passando a entender os desafios e aceitar a sua nova condição de vida. Dessa forma, nada mais justo que trabalhar na conscientização contra o preconceito.