Moção parabeniza idosos por conquistas no JORI 2018

Delegação de Hortolândia ficou em 18º lugar entre as 40 cidades participantes

A delegação de idosos que participou do JORI 2018 (Jogos Regionais do Idoso) foi homenageada na noite desta segunda-feira (26 de março) com uma Moção de Parabenização pelos resultados alcançados na cidade de Limeira. Os participantes ficaram em 9º lugar entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas e em 18º na classificação geral entre as 40 cidades participantes.

Esta foi a melhor colocação alcançada pela delegação, que no ano anterior tinha ficado em 26º. Os atletas participaram de 11 das 14 modalidades: truco, natação, atletismo, damas, vôlei adaptado, xadrez, tênis de mesa, dança coreografada, dança de salão, dominó e buraco, com destaque grande destaque para natação que ficou em 2º lugar.

A Moção é de autoria do vereador Nego (PSD), mas foi acatada por todos os presentes, que fizeram questão de ressaltar a importância de se manter ativo ao atingir a 3ª idade. “Juntos fomos mais além e chegamos onde jamais imaginávamos, quero parabenizar a todos os atletas, a comissão, à secretaria de Inclusão em nome do secretário Ananias José Barbosa e do secretário adjunto, Rogério Mion. Vocês estão fazendo a diferença na nossa cidade”, comentou o autor da Moção.

“Sinto alegria e orgulho do trabalho que a secretaria de Inclusão vem desenvolvendo. A secretaria, a comissão e os atletas resgataram a imagem do esporte da nossa cidade. Parabéns, pois vocês foram uma família que trabalharam em busca desta conquista e vamos buscar mais troféus nos próximos jogos”, ressaltou o vereador Ceará (PSDB).

Já o vereador Paulão falou da importância das atividades físicas na 3ª Idade. “Pesquisas mostram quem em 2030 teremos no Brasil mais idosos do que pessoas entre 0 a 14 anos. A população idosa está tendo mais tempo de vida, é comum vermos pessoas com 80, 85, 90 anos, e é fundamental o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Inclusão na área do esporte, pois a prática do esporte é fundamental para ter qualidade de vida, independente da idade de quem pratica. O desenvolvimento de ações com atividades esportivas que atendam aos idosos vai garantir, além da qualidade de vida, um local de convivência e lazer, para aqueles que já contribuíram muito pela nossa sociedade”.

Ordem do dia

A Ordem do Dia continha quatro itens na pauta e o primeiro a ser apreciado foi o PL nº 160/2017, que faz alterações na Lei nº 696/1998, que trata da criação do Conselho Municipal de Saúde. O Projeto teve pedido de vistas do vereador Frank (DEM), e por estar com prazo de tramitação finalizado acabou travando toda a pauta, que só será retomada na próxima semana. Ainda estavam na pauta o PL Complementar nº 17/2017, do Executivo, que institui o código de saúde, dispõe sobre normas relativas à saúde na cidade e estabelece penalidades; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2018, do vereador Clodoaldo (PSC), que concede título de cidadã hortolandense a Vera Lúcia da Silva Bertoncini.

Lei Lucas

Também seria votado o PL nº 196/2017, do vereador Luiz, que institui a Lei Lucas Begalli Zamora, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros para todos os cuidadores de alunos das escolas e creches da rede privada de ensino instaladas em Hortolândia.